skip to Main Content

Os Fulni-ô são um grupo indígena que habita próximo ao rio Ipanema, no município de Águas Belas, no estado de Pernambuco. O povo é constituído por cinco outras etnias que se uniram e se fortaleceram como povo: os Tapuya, os Carnijós, os Foklassa, os Brogadá (ou Fola). O nome Fulni-ô significa “povo da beira do rio”.

Junto com os indígenas do Maranhão e dos Pataxós – do sul da Bahia, os Fulni-ô são os únicos povos indígenas do nordeste que conseguiram preservar o idioma nativo, conhecido como a língua Yaathe (pronuncia-se ia-tê).

A etnia Fulni-ô tem grande relação com o mundo não indígena, uma vez que a cidade de Águas Belas foi fundada dentro do seu território, alterando profundamente sua organização e sua cultura.

A geração de renda da comunidade se baseia na agricultura de subsistência, na produção de artes e nas manifestações culturais, sobretudo a dança e a música. Suas inspirações costumam vir de animais, sendo o Toré o mais tradicional. Os instrumentos mais utilizados são a maráca, o toré e a flauta.

Desafio

Com a seca intensa dos últimos anos na região, a agricultura de subsistência foi profundamente afetada, e a venda de artesanato se tornou crucial, assim como os rituais e apresentações feitas regularmente pelo Brasil.

Com a pandemia, tanto as receitas com artesanato quanto com cultura foram substancialmente reduzidas, e a comunidade Fulni-ô busca constantemente novas fontes de renda para a manutenção da dignidade na sua comunidade.

Entre as demandas mais urgentes está a construção de poços artesianos para regular o acesso à água potável para os seu milhares de habitantes.

A Coleção Fulni-ô

Em um primeiro passo para contribuir financeiramente com a comunidade, a Arte369 desenvolveu peças inspiradas na cultura, no comportamento, no símbolos e na ancestralidade Fulni-ô.

Ao comprar qualquer produto da coleção, você estará contribuindo ativamente para melhorar a vida de mais de 5.000 indígenas que lutam diariamente contra a seca.

Vídeos

Impacto

A comunidade indígena Fulni-ô está localizada em Pernambuco e sofre constantemente com a seca na região. Cada peça da coleção dedicada gera repasse financeiro direto para a infraestrutura da aldeia.

Em parceria com organizações voltadas para a preservação de áreas verdes no Brasil, estamos plantando o amanhã. Cada peça vendida contribui para o replantio de árvores. 

Nossa produção e logística são realizados pela Reserva. Com isso, contribuímos para que cada peça vendida seja transformada em 5 pratos de comida para quem tem fome.

Conheça outras coleções

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro.

Copyright 2023. Todos os direitos reservados.

Back To Top
Search